Amanha deve ser o dia: Novo PlayStation (o PS4)….


English: New logo of the PlayStation 3 after t...

(Photo credit: Wikipedia)

….e o que eu espero dele é que ele seja aquilo que o PS3 não foi.

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que eu sempre achei a linha PlayStation a mais legal, desde que foi lançada. Todos os 3 modelos.

Não existe muito o que dizer sobre o PlayStation 1 (ou PSone, como preferirem). Ele foi um marco nos videogames, mais ou menos a mesma diferença dos consoles classicos, como ATARI 2600 e Odissey,para os Videogames da “Nova Geração”, NES e Master System no meio da década de 1980. Ele estava um degrau acima dos outros consoles de 16/32 bits e claramente não houve concorrentes a altura, apesar da briga ainda ser bastante acirrada no mercado dos videogames, com uns 5 consoles na disputa. Aqui segue um vídeo da Sony contando um pouco da história do PSone e a época onde ele foi lançado, contexto histórico, etc:

Falar do PlayStation 2 é covardia. Nada no mundo, em qualquer tempo, até hoje, no que se refere a jogos eletrônicos, vendeu igual a ele. Nem mesmo o Wii, queridinho interativo (ja bem desgastado) da galera, que vendeu MUITO, vendeu igual a um PS2. Enterrou alguns dos conccorrentes sem dó nem piedade.

Além disso, ele é outro salto qualitativo nos jogos. Jogar jogos feitos para PS2 e PSone é uma diferença absurda. E os jogos, ahh, os jogos: God of War, Gran Turismo 3, Grand Theft Auto: San Andreas (que vendeu de forma surreal), Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex, ICO, Shadow of Colossus e outras franquias que, se não foram lançadas nesse console, se consolidaram nele.

Segue outro video da Sony, falando do lançamento do PlayStation 2:

Ocorre que no PlayStation 3 a coisa não foi tão bem quanto eu (e os executivos da Sony) gostaria que fosse. Sem ser (ou tentando não ser) fanboy no videogame, eu acho ele o mais bacana dessa geração (comprarando com o Wii e o XBOX 360) pelo seguinte aspecto:

Para mim, jogos são histórias e experiências. Um não vive sem o outro na minha concepção. Não significa que não possa existir um jogo extremamente divertido sem história (como diversos jogos casuais), mas eu acho que determinados equipamentos pedem que alguns jogos não sejam feitos, ou pelo menos, sejam feitos com a melhor tecnica e não sejam feitos de qualquer forma. Tetris é um jogo que é bacana até hoje, independentemente de plataforma, seja ele no seu celular ou no seu videogame de última geração. Mas Angry Birds, mesmo com o PlayStation Move ou alguns sensor de movimento, não me agrada como jogabilidade, mas vai MUITO BEM MESMO no onibus, no banheiro, em sala de espera de dentista, usando o dedo e seu celular para jogar.

Outra coisa que não gosto é da interatividde online. Não é que eu não gosto de jogar online, mas eu não gosto da interatividade por sí só ou como um fim nela mesma. Passei varias horas jogando, por exemplo, Quadra online, mais pela bagunça do que pelo proprio jogo (é um Tetris!). Mas não gosto de transformar o videogame em um substituto de um paintball virtual, por exemplo, que é o que acontece com 99,999% dos jogos de FSP como Call of Duty e Medal of Honor.

Obviamente esses jogos possuem suas qualidades e claro, eu não sou o publico deles. Mas as versões mais novas desses jogos até mesmo as historias single Players são ruins. Muito ruins, deixando claro que a diversão está em comprar mais mapas e estraçalhar seus amigos vitualmente, sem qualquer contextualização, tirando as mais obvias (exercito, alemão, nazista, terrorista). Nao importa quem você seja, você sabe que o usuário XYZ é seu amigo (ou desafeto), e que lee está jogando contra você. Onde está o jogo nisso? Cade a imersão? É um ambiente de experimentação, muito bom por sinal, mas não acho isso divertido (nesse sentido da palavra).

Nesse aspecto, o XBox 360 traz a melhor experiencia online. Mas acho que ele falha miseravelmente no quesito de jogos exclusivos e single players, onde entendo que o PS3 é melhor. Não encontro nada parecido com Uncharted no XBox 360. Existem jogos com a mesma narrativa, claro, mas nada com a mesma qualidade. E é só por esta razão que entendo que o PS3 é um videogame melhor, ja que boa parte dos jogos hoje são multiplataforma e podem ser encontrados nos 2 principais consoles hardcore disponíveis até o momento (sem entrar no mérito de conversões porcas feitas entre os consoles, principalmente no PS3…).

Um video simpático da Sony, sobre o PlayStation 3:

Jogos como Uncharted: Drake’s Fortune, Uncharted 2: Among Thieves, Uncharted 3: Drake’s Deception, God of War III, The Last of Us e outros jgos ainda a serem lançados me fazem crer que ele é o lehorm dentro dos parametros que coloquei (e claro, subjetivos).

E agora o PlayStation 4…..

O PS4 (Ou orbis, ou outro nome que inventarem) deve ser anunciado amanhã, dia 20/02.

Eu acho que a geração atual ja tem hardware o suficiente para fazer muitas coisas e ainda assim, ta rolando muito jogo chato.

Espero, sinceramente, que o PS4 tenha um melhor sistema online, como o chat dentro dos jogos. Isso torna a vida mais facil, mais divertido jogar com os amigos, independentemente de ser um FSP, ou jogar GoW. Poder estar junto com um amigo jogando, ainda que não presencialmente, é algo MUITO, mas MUITO BACANA.

Gostaria de ver coisas bacanas e bem usadas parar o PlayStation Move. Incrivel que tanto a Sony quanto a MS tentaram dar funcionalidades interativas aos seus consoles, e falaharam de forma descomunal. Em termos de tecnologia, o Kinect da Microsoft é muito mais bacana que o Move da Sony, mas em qualquer um dos casos, faltaram jogos que saibam usar eficientemente esses equipamentos, restando alguma nota aos jogos de Esporte, e algumas brincadeiras legais como o jogo das bolinhas no Kinect e LittleBigPlanet no PS3.

Retrocompatibilidade: Rumores ja mostram que o novo console nao deve ser compativel com o PS3. Bem, existe formas de contornar isso: Algusndizem que existora retrocompatibilidade com jogo via stream, depois que compraram a empresa Gaikai. Tudo o que quero é presevar meu invetsimento no PS3. Eu nao ligo se a compatibilidade for por stream desde que eu consiga colocar meu jogo de PS3 no PS4 e ele identificar que meu jogo é original e eu posso jogá-lo no novo console.

Alem disso, claro, jogos em 1080p, 60fps e coisas basicas para uma geração matadora de jogos, alem dos serviços (e continuaidade de gratuidade) a Netflix e a outros serviços.

Se isso ocorrer, eu devo aderir a nova geração de PS. E claro, um calendario e aocrdo e compatível com o console, com bons e grandes lançamentos, e não esperando por decadas um Gran Turismo que mal mal emplacou….

Amanha, AQUI, teremos a conferencia da Sony. É esperar para ver o que vai dar. Não espero grandes novidades…. nem acho que els devam ocorrer a não ser uma atualização de hardware e aumentos dos serviços online.

Um comentário sobre “Amanha deve ser o dia: Novo PlayStation (o PS4)….

  1. Pingback: É hoje que tudo vai mudar….. « Um pouco de tudo

Deixe um comentário

