Teste :: Philips Senseo


Inaugurando a categoria gadgets   aqui no blog, vamos de cafeteira: Philips Senseo.

(post atualizado em JULHO/2015)

Viciado assumido em café, sempre apreciei todas as suas versões: expresso, coador, longo, curto, com leite, preto… cada qual para uma situação diferente, para um humor específico. Mas minha preferência de todo dia, especialmente pela manhã, sempre foi pelo bom e velho café de coador. Recentemente morando sozinho, percebi que fazer café para apenas uma pessoa dá trabalho e é excessivamente oneroso. Por outro lado, cafeteiras sempre me causaram aversão, especialmente pelo café fraco e sem personalidade que normalmente produziam. Expresso pela manhã? A azia e eu nunca fomos bons amigos. Qual a saída?

Eis que chega que com relativo atraso ao Brasil – na Holanda foi lançada há 11 anos – a famosa Philips Senseo, fruto de esforço da Philips com a Sara Lee para produzir um equipamento de baixo custo que faz um café gostoso e encorpado de forma rápida e prática. Líder de vendas em boa parte do mundo ocidental, a Senseo produz um café que se aproxima bastante ao tradicional de coador, porém com uma saborosa espuma no topo e a meio caminho entre ristretto e tradicional. E uma relevante (e boa?) notícia: o blend escolhido foi a família Pilão!

Diferente das máquinas de café expresso que trabalham com pressão bem maior, a Senseo tem um sistema bastante simples (de cerca de 1,6 bar) que  praticamente não exige qualquer manutenção e custa bem menos. Tomando apenas o cuidado de passar a água quente sem sachê, antes e depois de usar, praticamente não há necessidade de limpar o equipamento, exceto uma rápida lavagem de tempos em tempos nos dois únicos compartimentos móveis que o aparelho possui. O funcionamento é igualmente simples: encher o compartimento plástico removível traseiro com água até a marcação desejada, ligar a cafeteira, aguardar um ou dois minutos até a água esquentar (um led se acende), colocar o sachê no local apropriado e apertar o botão para um ou dois cafés.

Esse padrão é similar ao chamado E.S.E (Easy Serving Espresso), comum a várias cafeteiras européias e líder de vendas por lá, provavelmente porque alia economia a qualidade. É completamente diferente do sistema em cápsula da Dolce Gusto ou da Nespresso, por exemplo, que se notabilizam pelo conteúdo acondicionado em recipientes de plástico ou alumínio em forma de cápsula, mais difíceis de reciclar e consideravelmente mais caros.

São dois produtos distintos, que objetivam públicos diversos. A Senseo é econômica, específica para quem prefere o sabor do coador, obtido de forma prática e rápida, agregando aquela espuminha bacana. Mas se o seu negócio é café expresso e grana não é um problema, opte pelas cápsulas das concorrentes. A diferença de preço das máquinas e dos refis atualmente é de 100%.

Quando do lançamento (2011), escrevemos por aqui que o único ponto negativo da Senseo era a tímida oferta de blends: verão (leve e aromático), intense (encorpado) e tradicional, padrões mais do que conhecidos dos brasileiros que consomem Pilão. Eles davam conta do recado para quem não pede muito, mas para os fãs mais ardorosos de café, foi só no verão de 2013 que as coisas começaram a mudar. Em 2014 então, o cardápio da cafeteira não decepciona.

Ainda estão disponíveis o CLÁSSICO / TRADICIONAL (com 18 sachês) por cerca de R$11,99; INTENSO (com 18 sachês) R$11,99; Sabor e LEVEZA (nova denominação do antigo “verão”, com 18 sachês) R$11,99 e o CLÁSSICO/TRADICIONAL com 10 sachês duplos R$10,99. As novidades, entretanto, são: Cappuccino Tradicional R$25,90; Cappuccino Chocolate R$25,90; AVELÃ (com 10 sachês) R$11,99; VANILLA (com 10 sachês) R$11,99; DESCAFEINADO (com 18 sachês) R$11,99; CERRADO MINEIRO (com 10 sachês) R$11,99  e MOGIANA (com 10 sachês). Há ainda uma caixa com variações do Cappucino à venda por cerca de R$36 na rede Walmart/Sam´s Club.   * preços médios da capital paulista.

Há também a opção de comprar os sachês no exterior, via internet. Na Amazon você encontra dezenas de sabores disponíveis, um melhor que o outro, além de coffee pods feitos sob medida para  a máquina, que permitem a utilização de praticamente qualquer café em pó. A opção mais barata de pod pra nós é pelo Kull & Kull, que fabrica seu próprio duck e despacha para o Brasil ao custo total de nove euros. Quanto aos sachês, a busca tem que ser diária, pois os preços flutuam bastante.

Nos arredores de Sampa, os sachês podem ser encontrados com relativa facilidade em lojas da Coop, Walmart e nos supermercados do grupo Pão de Açúcar, entretanto já houve  períodos em que só são eram encontrados pela internet. Se você mora longe da capital paulista, a opção mais popular tem sido o E-facil a 12,90 o pacote com 18 (cerca de 0,72 por café) ou pacotasso com um mix de produtos a 119,00 (66 centavos por café). De vez em quando rola uma promoção e o pacote simples sai por R$9,90, preço original, de 2011, mas tem que dar (muita) sorte.  Há ainda um localizador de pontos de venda por CEP no site oficial, acessível aqui, que pode ajudar caso você não encontre no supermercado próximo de casa.

É fato, portanto, que os preços subiram um pouco desde seu lançamento, apesar de flutuarem menos que os preços do pó ecopad2tradicional. Para economizar e variar ainda mais, uma boa opção é esse carinha aí do lado: o ecopad. À venda no mercado livre e em sites similares, trata-se de um anteparo de naylon e plástico rígido que serve como um filtro com reservatório para café. Com ele, você pode usar qualquer pó de café do tipo comum e obtê-lo na temperatura certa, numa dose individual, sem desperdício de água, sem usar filtro de papel e usando apenas a quantidade estritamente necessária de pó de café. Bom para o meio ambiente, para o seu bolso e ainda vem com “aquela” espuminha. Você pode usar qualquer tipo de pó, misturar blends diversos, usar a quantidade que quiser até acertar o ponto ideal (o café perfeito é aquele do qual você gosta) e pode até fazer chá. Aqui em casa eu tenho usado quase todos os dias desde que comprei pela internet desse cara, sendo que o “pequeno milagre” permanece intacto, sem deixar cheiro ou resíduos. A limpeza é ridiculamente fácil, sendo desnecessário até mesmo usar bucha ou detergente, podendo, inclusive, ir à lava-louças. Recomendo como um belo upgrade para a sua Senseo.

ecopad

Demora um pouquinho para acertar a quantidade que você gosta, mas quando se acerta…

E agora em setembro de 2014, uma grande novidade : Human Coffee. Vi à venda no Carrefour um pack com 18 sachês compatíveis com a Senso e comprei na hora. No site, os caras dizem primar pela preservação da natureza e do meio ambiente, utilizando embalagens biodegradáveis, elegendo fornecedores que utilizam madeira de reflorestamento na confecção das caixas de papelão e na embalagem principal do produto, que é mais barato que o original: R$8,50 ! E o que é melhor:  grãos 100% Arábica, da região Alta Mogiana, que segundo o site são produzidos de acordo com respeito à não utilização de mão de obra infantil, reaproveitamento dos resíduos naturais e com o processo de torra sem a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Não encontrei muitos detalhes sobre esses processos, mas já mandei um e-mail para a empresa perguntando se alguma entidade certificadora os auxilia e tentando obter maiores detalhes. Ainda assim, só pelo preço e pela qualidade do produto vale muito a pena.

Por fim, algumas especificações da Senseo clássica:

Cor preta/vermelha
Voltagem: 127V ou 220 - 240 V, Frequencia : 50 - 60 Hz
Consumo de Energia: 1450W (Max)
Sistema de Aquecimento (Caldeira): 1450 W
Bomba: 50 W
Energia em modo de espera (desligado): < 1 W
Pressão de Pressão: <1,6Bar
Auto-Desliga: 60Min
Volume do café: 60ml ou 120ml
Capacidade do reservatório de água: 750ml

E como todo eletrônico brasileiro fabricado a partir de janeiro/2011, a cafeteira já vem com o famigerado plugue de tomada com três pinos redondos de 4,8mm. O que é isso? Pois é, agora aparelhos como fornos de micro-ondas e cafeteiras necessitam de uma tomada especial, que suporte 20 amperes, portanto antes de comprar a cafeteira verifique se você já possui essa tomada em casa e caso precise comprá-la, não esqueça de adquirir o tipo correto. Não foi o meu caso na época…rs

Dica de julho de 2015: visite o site http://www.senseo.com.br/ e cadastre-se no clube para ter acesso a promoções de sachês, programa para receber sachês em casa mensalmente a preço reduzido e brindes diversos, como copos, xícaras, posta-sachês etc.

Pra fechar: reviews da CoffeeBraun  e um GadgetMadness sobre a cafeteira, pra tirar as dúvidas.

 * Obs: artigo originalmente publicado em 2011. Os sachês em fevereiro/2014 custam por volta de R$11,90 e há diversos modelos de equipamentos à disposição, como você pode conferir aqui, inclusive com opções de cappuccino e macchiato.
69 comentários sobre “Teste :: Philips Senseo

  1. Observação: a opção “café da manhã” nada mais é que um sachê mais gordo, que faz dois cafés em vez de um. É bacana se você pretende tomar uma caneca com leite, pois vem na medida certa. O preço é o mesmo, porém em vez de 18 unidades vem com apenas 10.

  2. Olá! Como vai?
    Olha, suas informamações sobre essa cafeteira foram excelentes, mas queria saber uma coisa: você consegue comprar direitinho pelo site da Amazon? Não sei se é por causa da cidade que moro (Recife/PE) ou se preenchi algo errado, mas o site diz que não entrega no meu endereço. Seus pedidos chegam direitinho na sua casa? Estou louca pra comprar um Coffeeduck permanente, mas não consigo. Será que você poderia me ajudar?

    Abraço,
    Rebeka.

    • Fala Rebeka, beleza?

      O problema é que a Amazon só entrega no Brasil livros e DVDs. Para conseguir comprar o coffeeduck, você precisaria de um serviço de encaminhamento de encomendas. O pessoal gosta muito do shipito.com, mas eu nunca usei. Tem umas dicas aqui: http://compranoexterior.com.br

      Depois me conta se você conseguiu? Até hoje não tenho o meu, mas já experimentei o da kull&kull e achei muito legal. Se quiser, podemos tentar uma compra juntos. Que acha?

      omochileiro.wordpress.com
      umpoucodetudo.wordpress.com

      • Seria massa, mas achei o site meio complicado… Eu encontrei no mercado livre! Tá suuuuper salgado o preço (R$ 89,99 fora o frete), mas acho que é isso mesmo… se você se interessar posso te mandar o link. O vendedor é do Paraná!!

      • Pois , no mercadolivre eu j tinha visto tambm, na poca em que escrevi o texto. Por hora vou passar, at porqu estou passando um tempo fora de casa por conta de uma mudana de cidade e a cafeteira est parada. Mas se voc comprar, conta pra gente se funciona legal! 😉

  3. Rebeka :

    Seria massa, mas achei o site meio complicado… Eu encontrei no mercado livre! Tá suuuuper salgado o preço (R$ 89,99 fora o frete), mas acho que é isso mesmo… se você se interessar posso te mandar o link. O vendedor é do Paraná!!

    No fim das contas, você comprou?

  4. Boa dia, senhores! R, sua avaliação está perfeita, cem por cento igual ao que eu penso sobre o produto da philips!!!! O único problema é que o valor do sachê começou a subir um pouco e é bem difícil conseguir comprar por R$9,90 como vocÊ falou aí no texto. Em que Estra você achou por esse preço? Aqui perto eu não acho por menos de 11. Não sei o preço das cafeteiras concorrentes mas ta ficando meio salgado ocmprar café em sache para elas porque a validad é curta e não dá pra ficar estocando quando acha promoção. Outra coisa, a foto tá desatualizada, porque agora tem outros modelos mais bonitos e mais modernos que esse, todos feitos pela mesma empresa. Tem até um agora que também tem leite, o que resolve o problema que você falou de não ter opção de capuiccino.

    • Realmente, não é mais possível encontrar o sachê por R$9,90 hoje em dia (escrevi o post em abril de 2011) mas a escalada do preço dos sachês me parece menor que o preço do café moído, por exemplo. À época do post, encontrava-se facilmente uma embalagem de 500g de Pilão nos hipermercados de São Paulo a R$4,90 e hoje é difícil encontrar por menos de R$7,90. Quanto aos novos modelos, ainda não tive contato com nenhum deles, mas se o fizer posto aqui minhas impressões. Se puder, mande umas fotos que eu atualizo o post.
      Obrigado pela visita e pelos comentários.
      Obs: post atualizado com advertências sobre o preço.

  5. Sua análisen é pertinente em tudo, menos no resultado do café. Já experimentei três tipos e o mais incorfpado é o “CLÁSSICO” Todos produzem um café fraco e sem corpo. O tipo CLÁSSICO” que tenho usado por vezes resulta em bom café. dependendo so sachê qque se pega do mesmo pacote.

    • Oswaldo, agradeço o comentário.
      Na verdade, eu ainda estou terminando um estoque da leva anterior de sachês, que tinha outra nomenclatura e talvez o pó também seja diferente. Olhando este link ( http://www.jmstore.com.br/philips-senseo/cafe-senseo.html ) percebi que a embalagem também mudou, então talvez a composição também tenha sido alterada. Será que é essa a diferença?
      Os intense que tenho aqui produzem um café mais forte, bem típico dessa torra escura da Sara Lee. A mistura de grãos robusta e arábica talvez tenha mudado e por isso o sabor ficou diferente para você. Ou talvez seja a safra. Ou talvez o lote. Ou talvez a máquina. rs
      Aproveitando o ensejo, fica a dica de visitar o link e aproveitar a promoção de sachês por R$9,90.

      • Gostaria de rever meu comentário. Após alguns cuidados básicos na colocação do sachê, cujo procedimento consta do manual de operação, tenho conseguido café bem aromático e agradável. Melhor, na minha opinião do que o de coador, que eu prefiro ao expresso.

    • Olá! Eu também não tenho gostado do resultado do café. Já experimentei 4 tipos e até agora todos resultaram fracos e quase sem gosto por conta disso. Vou procurar o coador que vc indica e fazer com meu próprio pó para ver se tenho mais sucesso.

  6. Amigo vale a pena comprar essa cafeteira senseo, estou com duvida e medo de comprar e nao gostar, pois nao achei nenhum lugar para degustar desse cafe dessa maquina, gosto de cafe porem so de manha eu tomo entao faço de coador mais leva tempo e acaba fazendo muito e vejo que essa maquina e rápida e faz a quantidade certa e gostaria algo assim, o sabor e bao, penso em comprar aqueles ecopads refil e colocar o cafe que eu quiser. voces que tem essa maquina vale a pena. obrigado

    • Thiago, eu curti bastante, achei na medida para quem gosta de café de coador e gosta de porções individuais. E de quebra ainda vem uma espuminha bacana no café. Eu tomo todos os dias, misturado ao leite que dou uma esquentada no microondas antes. Viciei. Ela é muito rápida e para o meu gosto o café é excelente.
      Tem alguma Fast Shop perto da sua casa? Aqui perto tem uma e lá tem o café para degustar…

      • Tem sim, vou ver se experimento, pois recebi uma promoção no meu email do modelo vermelho no submarino mais desconto que tenho da claro tv por ser parceira esta saindo 165,00, acho que esta bem em conta viu. obrigado pela resposta abraço

  7. Bom dia, acabei de comprar no Mercado Livre um filtro reutilizável(ecopad) para a minha cafeteira, o valor R$29,87+R$13,00 de frete, caso tenham interesse procurem no ML pelo Anúncio #460624854.

    • Alisson, não servem, infelizmente. A Senseo não usa cápsulas, mas sachês. Para você entender, é como se viesse um mini-filtro lacrado, envolvendo o pó de café. Você usa e joga fora, sem sujeira. Hoje existem os chamados ecopads, que nada mais são do que um filtro mais rígido, que pode ser reabastecido. A desvantagem é ter que colocar o café, usar e depois jogar a borra fora, tendo que lavá-lo. Porém, é bem mais ecológico e econômico, já que você só descarta a borra do café, podendo reutilizar o filtro. Seguindo a dica do pessoal que comentou aí em cima, eu comprei no Mercado Livre (desse cara aqui ó: http://goo.gl/7d6mCj ) e fiquei contente com o produto. Entretanto, vale ressaltar que sabor é próximo, mas não tão bom quanto do sachê. Mas fica a dica.

  8. Olá, como vai?
    Muito legal seu texto!
    Obrigado pelas dicas.

    Surgiu uma duvida referente aos saches! Como tem uma promoção bem bacana na polishop (recebida por email, portanto nao sei se todos podem ter acesso) da cafeteira Senseo por 159,99 e como nao utilizo somente o café pilão em meu dia-a-dia veio a duvida se consigo utilizar outras marcas de saches nesta maquina Philips ou somente o Pilão?
    E… Será que alguém já utilizou este filtro reutilizável ecopad que possa deixar sua experiência?!

    Abraços…

    • Cara, valeu pela visita e pelos comentários.
      Eu ainda não vi nas lojas brasileiras outras marcas de sachês com esse formato da Senseo. Uma solução é arrumar um coffee pad, como sugeriram nos comentários aí em cima.

      • Atualizando a resposta: apareceu uma marca chamada HUMAN COFFEE à venda no Carrefour, com 18 sachês, por R$8,50 na Grande São Paulo. São grãos superiores, 100% arábica, com sachês mais robustos e ainda por cima mais baratos. Comprei três caixas e não me arrependi: o café sai muito gostoso.

  9. Pessoal,
    http://www.jmstore.com.br/monte-aqui-sua-combinacao-favorita-de-senseo.html
    Já tem sachês para Senseo Classic, tipo CERRADO MINEIRO, MOGIANA com 10un ao preço de R$10,99… além do DESCAFEINADO, VANILLA e AVELÃ com 18un a R$10,99… acho que vale a pena para quem mora em SP, visto que a compra é online e por ex o frete aqui pra Recife foi r$26,00… mas como comprei outras coisas ( por sinal aqui tb vende a soluçao DESCALCIFCANTE a R$34,00 ) acho que valeu a pena pagar pelo frete!
    Abcs,Tiago

    • Olá Tiago! Eu vi esses dias no Sam´s Club! Reparei que diminuiu a oferta de sachês Senseo (agora nem todos os hipermercados da rede Pão de Açúcar tem) mas a variedade aumentou bastante. Sou de SP e comprei o Mogiana para experimentar e achei muito bom! Mas concordo contigo que se precisar comprar pela internet, como você mencionou aí pra Recife, fica caro demais. Queria experimentar o capuccino, mas 36 mangos acho um exagero. rs
      Mas conta aí pra gente desse descalcificante. De quanto em quanto tempo você usa? Eu nunca usei na minha…

      • R!, O uso do descalcificante t no manual do fabricante e a indicao de “tempos em tempos” (no me recordo o valor exato) realizar um processo de descalcificao com este produto diludo em gua… tem o passo a passo no manual, tem que segu-lo. O motivo seria aumentar a durabilidade porque o processo de descalcificao realiza uma “limpeza” nos dutos internos do equipamento realizando limpeza e permitindo que ele faa menos barulho durante o processo, e que mesmo com a ao do tempo, o caf sair “sempre ” com o mesmo gosto, se a descalcificao for frequentemente realizada, digamos assim, mais ou menos isso… Agora, no serve qualquer descalcificante: hipoclorito, vinagre contra indicado – conforme pesquisei. Nao necessariamente vc tem de comprar o da philips, ouvi dizer que vendem em armazns de ocnstruo ou lojas que consertam liquidificador… Sds, Tiago

  10. Olá, achei no extra por 6,99 e fiz estoque, isso já tem um mês mais ou menos. Sobre a Ecopad, o sabor fica o msm? Exemplo, usando um café pilão de pacote normal?

    • Não, o sabor não fica rigorosamente igual. Com Pilão fica até bem parecido, mas você precisa adequar a quantidade com o tempo. Se você colocar demais, compactando, vai ficar um pouco de água pra fora. Se colocar de menos, vai ficar fraco. Demora um pouco pra pegar o jeito.

    • Não gostei muito, mas creio que se aproxima bastante daquela mistura pronta da Três Corações. Sou suspeito, entretanto, porque não gosto dessas misturas prontas. Se você curte, não acho que deve muito não…

  11. Antes de tudo, parabéns pelo post, graças à ele eu e meu noivo compramos ontem a Senseo. Estávamos em dúvida entre as inúmeras cafeteiras existentes no mercado e como meus sogros tinham a Dolce Gusto e não gostamos do café dela, acabamos optando pela Senseo. Até então, não nos arrependemos. Pagamos R$199,00 e com ela veio as xícaras, três pacotinhos de sachês com 18 cada e um posta sachê. Fizemos alguns cafés e estamos adorando. Aqui em Floripa/SC vimos os sachês em alguns supermercados, mas não me recordo o preço.

    • Gostei muito do produto, por isso fiz o post contanto a experiência. Fico feliz de ter influenciado a compra de outros, que também avaliaram a cafeteira positivamente. Coisa boa é para ser divulgada!

    • Legal, Marco. Agradeço a visita! O blog tá paradão, mas fico contente de o pessoal ter curtido esse post e comentar até hoje. Sempre que tenho novidades venho aqui e atualizo.

      • Opa, parabéns pelo artigo, não sei se entrei no lugar certo, para responder, mas comprei uma cafeteira genérica com o café São Braz, que é do padrão E.S.E. e fui atrás do refil permanente e descobri que os sachés E.s.e são rígidos e simétricos, enquanto os SANSEO são flexíveis e só vão de um lado, portanto não seriam compatíveis. Ok, o filtro reusável só existe para o SeNSEO com porta filtro duplo, que parece não existir nas cafeteiras E.S.E. Um abraço.

      • Valeu, Toninho. O blog tá paradão, mas esse post aqui até hoje recebe boas visitas. Fico contente de ter ajudado.
        Obrigado pelas obervações.
        O padrão ESE realmente não é o da Senseo, mas é possível adaptar cortando as abas dos sachês e ele encaixa certinho. Quanto ao porta-filtro, pelo tamanho, realmente só funciona no duplo. 🙂

  12. Olá! uma dica muito útil, e que me fez passar um “apuros”, a Senseo e outros modelos como a “Philps Saeco” que tenho uma, ambas usam o padrão ESE (Easy Serving Espresso) porém, temos que ficar atento que a Senseo é apenas um sachê (Não compactado como manda o padrão ESE) além de possuir circunferência maior… Um sachê ESE pode servir na Senseo sim… porém a experiência pode ser um café não tão agradável quanto as soluções originais Pilão.

    Padrão ESE : Cialide de 5cm de Circunferência
    Padrão Senseo : Sachê de 6cm

    Em casa, consegui “compactar” os sachês da Senseo dentro da minha Philps expresso… o resultado foi uma bebida MUITO forte e encorpada… daquelas pra você falar Bom Dia! e não durmir mais… rsrs

  13. Olá, bom dia. É necessário fazer alguma adaptação no ecopad? Senti um pouco de dificuldade na hora de fechar e abrir a cafeteira, tendo que fazer uma força bem maior que o normal. (Usando o suporte duplo de sache)

      • Engraçado que na minha Senseo ao utilizar o sachê duplo o café não sai legal. Parece ser pouca pressão, ou melhor, muito saché (dois) para a mesma pressão do simples, acaba saindo primeiro água depois o café. Fica fraco! Alguém tem o mesmo problema?

  14. Tiago Mulatinho, eu tenho esse problema com um ou os dois sachês. Café fraco. Gosto de café coado, porém não de chafé, e é isso o que tenho obtido com a minha Senseo. Ainda v ou fazer mais testes antes de desitir de vez.

    • Obrigado, André.
      Realmente, esse blog está bem parado por conta de outros afazeres e blogs de que cuidamos. Quanto a cafeteira, até hoje estou com ela, mas não posso deixar de mencionar que o ecopac acabou danificando o pod, depois de quatro anos. Aquela micro-grade que fica no orifício por onde o café passa pressurizado se rompeu, o que deixa o resultado final um pouco aguado. Parei de usar.

Deixe um comentário

