Machado de Assis – obra completa para download


“Os infelizes são apenas infelizes”. M.A.


Inacreditavelmente, nunca tinha ouvido falar desse site: http://machado.mec.gov.br

Bancado pelo MEC, o propósito da homenagem a Machado de Assis, “mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público – a biblioteca digital do MEC – e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis”.

Tem links para baixar a obra completa, teses e dissertações, textos para crianças e até conteúdo alternativo como a cronologia de Machado de Assis como servidor público, seu testamento, dentre vários outros. Vale queimar uns minutos de navegação ali.

Aproveitando o ensejo, divulgo também o DOMÍNIO PÚBLICO, outra iniciativa bacana do MEC na literatura digital. Lançado em novembro de 2004, o site hospeda uma biblioteca virtual básica/referência para qualquer entusiasta de literatura nacional. Tem também textos, sons, imagens e vídeos já em domínio público ou que tenham divulgação 100%  autorizada. O material ainda é modesto (não chega a 1000 obras) mas é interessantíssimo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s