O jogo, o mercado, o vício e a política


Faz tempo que não escrevo nada sobre economia aqui no Blog. Esses dias (dia 21/07) eu estava vendo o programa do Jo Soares na televisão e foi um psicólogo lá que tratava de pessoas viciadas em jogos. Claro que isso me interessou, uma vez que, dente todas as minhas funções multimídias (função 01, função 2, função 3 e paro por aqui, por enquanto), eu trabalho com desenvolvimento de jogos.

O psicólogo em questão (chamado Hermano Tavares) tratava de jogos de azar (ou de acaso, que é uma expressão mais correta). Assisti com interesse pois acho que iso poderia ser aplicado ao desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Fiquei com a entrevista an cabeça e fiquei pensando no mercado financeiro. Uma determinada hora o psicólogo fala sobre os tipos de jogos e tem aqueles com “emoções constantes”. Não seria a bolsa de valores um jogo? Melhor ainda: será que não estamos jogando na mão de viciados nossas economias de modo que as coisas estão muito mais guiadas pelo instinto do que pela previsibilidade? Será que eu consigo adivinhar qual será o próximo número?

Um texto me chamou a atenção: O impacto do altamente improvável. A impressão é tenho é que todos os analistas de bolsas nos vendem previsões para o próximo Natal. Deve ter a ver da forma que o ser humano pensa. Talvez isso tenha a ver com jogos também e está intimamente relacionada com superstições (quer alguém mais supersticioso que um jogador?).

Eu vejo gente ensinando a investir na bolsa, mas só vejo meia dúzia de milionários com isso. Enfim, deviamos ser mais desconfiados e saber que não existe mágica ou almoço grátis.

Deixe um comentário

