Interlagos sem happy end


É, deu o que todo mundo achava que daria, com a master sacanagem do final. Como bem lembrou o Daniel, não há muito o que falar sobre a corrida, já que quase todo mundo viu e quem ficou só na macarronada pode conferir detalhe a detalhe em tudo quanto é meio de comunicação. Fora os “especialistas” em Fórmula 1 que surgiram de duas semanas para cá, opinando nas padarias espalhadas pelo Brasil neste agitado três de novembro. Mas vamos aos pontos nos i´s!

Vou discordar do Bruno: não há campeão moral este ano. Massa levou seis troféus, mas Hamilton foi mais regular e é isso que importa em qualquer campeonato de pontos corridos de qualquer esporte. Mas vou dar um desconto para o Bruno porque pelas contas dele o Palmeiras seria líder do brasileirão com suas dezoito vitórias. Pena que o São Paulo é o líder, a caminho do hexa, com suas dezessete. No Brasileirão e na F1 é assim, Bruno. Vence a cabeça. O coração é com a gente, na arquibancada. 😉

E a cabeça do inglês foi quem venceu ontem. Se as declarações de Whitmarsh tiverem mesmo respaldo na realidade, a Mclaren sabia que Glock não aguentaria e teria instruído o inglês a vender barato a posição para o Vettel, focando no alemão mais à frente. Pela telemetria, dava tempo para Hamilton chegar até um pouco antes, no início da última volta. E deu, porque Hamilton conseguiu pilotar contra tudo e contra todos, inclusive contra ele mesmo.

Glock aparentemente não teve culpa. Não deu o título para Hamilton, ao contrário, quase o jogou no colo do brasileiro. Pelo que li do Gomes, do Seixas, do Teo José… no cronômetro ficou bem claro seu bom desempenho com a pista mais seca, muito superior aos que vinham atrás, ridiculamente reduzido quando a pista voltou a molhar. Na emoção do momento nem rádio nem TV conseguiram explicar, mas os entendidos fizeram suas contas depois e apontaram que se não tivesse apertado a chuvinha no caminho de Glock, Massa estaria tomando champagne até agora e Hamilton provavelmente amanheceria enforcado na sala de estar. Mas não rolou. Por vinte segundos… cinqüenta metros… um ponto… alguns milímetros de chuva.

Para fechar, ficam os parabéns mais que merecidos ao brasileiro que mostrou já percencer ao primeiro pelotão da categoria. Talvez ainda não esteja no nível do Alonso, Kimi ou do próprio Hamilton, mas isso só o tempo dirá. O fato é que na F1 não é fácil comparar pilotos, já que as máquinas e o trabalho da equipe são tão importantes quanto sua competência. Um não ganha sem o outro, coisa que a maioria esquece ao tentar comparar Kimi a Massa ou Vettel a Kubica, por exemplo.

E por falar em Kubica, o apagado (?!) Raikkonen faturou o terceiro lugar do esquisitão na classificação geral e já acumula dois vices e o campeonatão do ano passado. Não está nem perto de morto na categoria, podem ter certeza de que Massa terá muito trabalho para mostrar que é mesmo o piloto do momento na Ferrari.

Já ano que vem teremos mais regras frescas e todos começarão do zero. Aí teremos uma idéia mais clara de quem é quem, principalmente porque Ferrari, Mclaren, BMW e Renault permanecerão com seus times intactos. Se 2008 foi o ano mais interessante da era pós-Senna para nós brasileiros, 2009 promete ser um dos melhores anos que a F1 já teve.

A Renault avançou tanto quanto parece? A BMW estancou? Ou Alonso fez milagre? Kubica foi só uma rápida e pálida promessa? Red Bull e Toro Rosso mostrarão algo mais? Vettel é mesmo uma revelação ou foi golpe de sorte? Honda e Toyota deveriam substituir os seus por Civics e Corollas?

E ainda tem gente que não gosta de F1, né?

Até março!

Anúncios

2 comentários sobre “Interlagos sem happy end

  1. Eu acho que teve happy end sim. So nao foi brasileiro. Acho que foi um campeonato duka , com um final ainda mais bacana ainda.

    Mesmo com o bla bla bla do campeoao moral, ta longe de se dizer q o Hamilton nao mereceu o titulo. Acho que foi bacana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s