Norah Jones e Um Beijo Roubado


Jude Law faz o papel do solitário dono de um café em Nova York. Norah Jones (sim, ela) faz a garota triste e confusa, deixada pelo namorado. Ponto de encontro do casal, a personagem de Norah vai ao café, desabafa, come a primeira de uma série de fatias da torta que dá nome ao filme em inglês (My Blueberry Nights) e volta várias vezes ao local, construindo uma bela amizade com o rapaz.

Wong Kar Wai faz da história simples e previsível uma beleza de filme. A fotografia e a direção do filme complementam o ótimo trabalho de todo o elenco. Enquanto a primeira parte do filme exibe belas e criativas imagens noturnas, cheias de closes e ângulos inusitados, a segunda desfila privilegiadas imagens melancólicas das estradas norte-americanas, durante a viagem de leste a oeste que a garota empreende para fugir dos problemas e de si mesma. Inacreditavelmente humanas, as imagens captadas pelo inspirado fotógrafo iraniano Darius Khondji (de Seven e Evita) criam um clima tão íntimo entre o filme e o cinéfilo, que só a maneira singular de filmar de Kar Wai poderia combinar.

Há duas formas de enxergar o roteiro. Uma mais limitada, que parece bastante comum a maioria dos críticos que li antes de ver o filme, dando mais atenção a uma ou duas coincidências desnecessárias que o diretor escorrega de leve e a segunda, bem mais interessante, que brinca com as referências do filme e constrói em cada um o que tirar do roteiro interessantíssimo destas eternas noites de torta blueberry que a protagonista vai viver. Numa fuga de si mesma e da vida que deseja fervorosamente deixar para trás, a garota corre de um lado para outro para sempre reviver, na pele dos amigos que faz no caminho, os mesmos problemas travestidos de incidentes ocasionais. Diálogos que alternam o onírico e o real, personagens apaixonantes, metáforas existenciais, poesia do cotidiano, auto-referências, imagens belíssimas e muito Ry Cooder fazem deste road-movie mais que um romance dramático corriqueiro. É sentimento na veia.

headphones1.jpg Ao som de… Norah Jones – Come Away With Me

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s