100 Escovadas Antes de Dormir, se você ainda estiver acordado…


E por falar em péssima temporada de filmes europeus, eis a bomba do outono: 100 Escovadas Antes de Dormir. Filmequinho safado do italiano Luca Guadagnino, que foi anunciado como um filme forte, provocativo, moderno e inovador, mas que se mostra tímido, chato, desinteressante e totalmente tradicional. Uma decepção e tanto para quem esperva algo mais da adaptação de um livro tão polêmico.

A história é a de uma garota com cerca de quinze anos de idade, que mora com a mãe e a avó, que disputam a atenção da filha o tempo todo, pouco contribuindo para sua educação. A avó é mandada para um asilo e Melissa se perde na vida, passando a focar todas as suas preocupações num garoto que conheceu na escola. Ele parece não interessar por ela, enxergando-a apenas como oportunidade para o sexo fácil e a diversão gratuita. O rapaz usa e abusa da garota, fato que leva Melissa a se revoltar e se entregar de vez ao sexo e a perversão. Daí para frente vemos a vida da garota em queda-livre, principalmente quando as histórias do que ela anda fazendo caem nos ouvidos de seus colegas de escola.

Para uma história assim funcionar bem, é fundamental que um bom elenco seja escolhido e que o roteiro seja convincente. Aparentemente ninguém se deu conta disso e a impressão que fica é a de que nada funcionou. A péssima interpretação de quase todos os envolvidos chega a ser constrangedora e não raro se surpreende os atores falando diretamente para a câmera, declamando com má vontade os diálogos bobos que lhes atribuíram, fingindo viver um roteiro que se não chega a ser arrastado, peca por ser convencional demais, sem despertar qualquer interesse ou sentimento.

Para um filme que pretendia gerar polêmica, o péssimo resultado fica ainda mais evidente. María Valverde (Melissa) tem um ar ingênuo e sem jeito que até combina com o papel de menina novinha e vacilante, mas não parece estar a vontade nas cenas de nudez e sexo. Não há sensualidade, não há impacto, não há nada. Não se sente quase nada pela personagem, que não tem uma vida trágica o suficiente para desculpar seu comportamento, tampouco merece crédito por ter insistido numa paixão tão vazia e ingênua. Culpa do roteiro, culpa da direção.

Pior. A seqüência de acontecimentos soa improvável, os atores reagem quase sempre de forma estranha e pouco crível, o que somado a efeitos especiais ridículos que estampam recadinhos na tela e à trilha sonora óbvia e sem graça, tudo torna o filme de uma desnecessidade tão grande que não paga os cinco reais gastos na locação.

Salva-se apenas o papel de avó, vivida por Geraldine Chaplin (filha de Charles Chaplin, de Fale Com Ela, Nashville e Dr. Jivago) e a boa tentativa de María Valverde no papel principal, que arriscou-se num filme polêmico na tentativa de alavancar a carreira. Quem foi o maior enganador? O garoto que usou Melissa para obter diversão gratuita para si e seus amigos ou Luca Guadagnino, o diretor que convenceu Valverde a tirar a roupa “no papel de sua carreira” mas entregou-lhe uma obra risível e apagada?

Fuja do filme para não ter de responder a esta pergunta.

Anúncios

2 comentários sobre “100 Escovadas Antes de Dormir, se você ainda estiver acordado…

  1. Eu li uma critica do livro falando que era bem fraquinha a história, apesar do furor que causou na imprensa (é incrivel como um monte de babacas se movimentam em torno de historinhas toscas de sexo, sendo que existem tonaladas de material de melhor qualidade sobre o assunto). Sinceramente me espantei quando vi que filmariam a história. O resultado pelo que você falou segue fiel ao livro, tosco, hehehe…

  2. Fica clara a tentativa de criar uma Lolita do novo século, mas a história é tão fraquinha que não dá pra acreditar. E a autora ainda quer convencer a todos que tudo que está lá realmente aconteceu. E se aconteceu mesmo, acho que tá faltando alguma coisa… 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s